terça-feira, 7 de junho de 2011

E3 2011: Anunciado Wii U

by Anderson Luis

O console:
O foco todo da apresentação ficou com o novo e inovador controle. O console em si apareceu em alguns dos vídeos, e lembra um Wii atual, mas com quinas mais redondas. Não se sabe se trata-se do design final do aparelho, ou apenas um protótipo desenvolvido com base em um desenho já conhecido apenas para figurar ali.

Interessante foi que a Nintendo sequer revelou as especificações técnicas do novo console. Pelas imagens e pelo discurso, sabemos que o Wii U será
totalmente compatível com padrões de imagem em alta definição e possivelmente também terá opção de som surround 5.1. Mas detalhes sobre o poder do console foram escassos.

Os primeiros jogos, aliás, exibiam gráficos muito bonitos, mas não muito impressionantes quanto o termo "próxima geração de vídeogame" pode sugerir. O preço, parte fundamental de um console que pretende se situar bem na briga com o PS3 e o Xbox 360, também não foi revelado.

Os primeiros jogos

Por enquanto, o único título anunciado pela própria Nintendo é Lego City Stories, em desenvolvimento em conjunto com a Traveller's Tales - por sinal, trata-se da primeira vez que um console da Nintendo é anunciado sem um game produzido pela própria gigante japonesa. No telão, vimos uma bela lista de jogos, todos de franquias conhecidas (e muitos já anunciados para outras plataformas): Darksiders 2, Batman: Arkham City, Tekken, Tom Clancy's Ghost Recon Online, Assassin's Creed, Dirt, Aliens: Colonial Marines, Metro Last Night e Ninja Gaiden 3: Razor's Edge.

Além destes, a Nintendo demonstrou um New Super Mario Bros. Mii, bem parecido com o que já conhecemos como New Super Mario Bros. Wii no console atual. A novidade é a possibilidade de transportar seu Mii para dentro do game - mas como trata-se de apenas um protótipo, não dá para garantir que o game realmente será lançado.

Depois de muita expectativa e uma batelada de rumores, a Nintendo cumpriu o prometido e revelou o sucessor do Wii durante sua conferência na E3 2011, o Wii U. Segundo Reggie Fils-Aime, president
e da Nintendo, a intenção foi mesmo aproveitar o nome do console atual (que realmente faz trocadilho com a palavra inglesa "we") e coloca o "U" ali para adicionar um "vocês" no título.

Controle:
O pad realmente se parecerá com um tablet, com tela de 6,2 polegadas, direcional digital, dois direcionais analógicos, conjunto de botões frontais com A, B, X e Y, além dos botões de ombro L e R e os gatilhos ZR e ZL. A câmera frontal também foi confirmada, assim como o giroscópio e o acelerômetro - tudo isso para oferecer recur
sos de realidade aumentada, nos moldes do que nós já vemos no 3DS.

E qual a função da grande tela do pad? Ficou claro durante a apresentação que o jogador não mais se decepcionará quando seu irmão mais velho quiser assistir à partida de baseball na TV: a ação que passa na tela será transmitida para a tela do controle a jogatina continua lá. Tudo instantâneo - mas o console, claro, fica ligado.
Para ilustrar como tudo funciona, foram exibidas algumas demonstrações. A primeira delas envolvia o jogo, rodando na tela da TV, sendo interrompido e continuando na tela do controle. Outra foi a de um protótipo chamado Chase Mii, uma espécie de esconde-esconde em um cenário de labirinto. Neste, um jogador fica com o novo controle, enquanto os outros assistem à ação no televisor e controlam os personagens utilizando wii remotes - sim, veio
a confirmação de que o Wii U será compatível com toda a linha de acessórios que já existem para o Wii, incluindo o conjunto wii remote + nunchuk e o balance board.

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